(1947) STRAVINSKY Balé "Orfeu"

Orpheus, Ballet in three Scenes

Compositor: Igor Stravinsky
Data da composição: 1947 a 1948
Estréia: 28 de abril de 1948 — em Nova York, no City Center of Music and Drama, regência do autor

Duração: cerca de 30 minutos
Efetivo: 1 flauta-piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 1 corne-inglês, 2 clarinetas, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, 2 trombones, 1 trombone-baixo, tímpanos, harpa, um quinteto de cordas (primeiro- e segundo-violino, viola, violoncelo e contra-baixo) — podendo ser o quinteto ampliado ao naipe de cordas

O Orfeu de Stravinsky consiste em 12 números distribuídos em 3 cenas: isso para quem for assistir à apresentação dançada; para a apreciação em concerto, trata-se de cerca de meia hora ininterrupta de música. Stravinsky trabalhou no tema a pedido de Lincoln Kirstein, que coordenava a recém-fundada Ballet Society junto com Balanchine. É uma obra bastante peculiar pois o autor da emblemática e revolucionária Sagração da Primavera volta, aqui, os olhos à mitologia, dá ao todo um certo colorido neo-clássico, e até remete às sonoridades da música medieval (que ele vinha estudando), mas mantém-se extremamente contemporâneo ao século XX. Não há figurações representativas — como a armadilha quase inevitável de se usar a harpa como a lira de Orfeu — e tudo é sugerido de maneira tênue e envolvente. Na sua placidez dolorida, a violência emocional da morte de Eurídice é exposta sem arroubos.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)