(1735) HÄNDEL Concerto para órgão n. 4

Compositor: Georg Friedrich Händel
Número de catálogo: HWV 292 / Opus 4 n. 4
Data da composição: 25 de março de 1735
Estréia: 1 de abril de 1735 — no Convent Garden, Londres, solo e regência do autor

Duração: cerca de 14 minutos
Efetivo: órgão solista, 2 oboés e as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelo e contra-baixo)

Em 1732 o empresário John Rich inaugurou em Convent Garden o Teatro que depois se converteu na Royal Opera House. Com a chegada de Fsrinelli, o famoso castrato, a Londres, Händel escreveu uma série de obras para ele e algumas dessas eram oratórios. Era prática Händel tocar, nos intervalos desses oratórios, Concertos para órgão, uma vez que a platéia vibrava com seu virtuosismo ao teclado. Esse número 4 foi inserido na apresentação do Oratório Athalia em 1735. 

São 4 movimentos:

I. Allegro (Rápido) — cerca de 4 minutos
II. Andante (Passo de caminhada) — cerca de 5 minutos
III. Adagio (Com calma) — cerca de 1 minuto e meio
IV. Allegro (Rápido) — cerca de 4 minutos

Händel beneficiou-se dos anos passados na Itália, onde absorveu bem a dinâmica do Concerto Barroco de mestres como Corelli, Geminiani e Vivaldi, e legou ao público inglês uma série de concertos que se tornaram bastante populares. Neles o ouvinte encontra os contrastes de andamentos, a conversa clara do solista com o restante do conjunto, o jogo inventivo na construção desse diálogo. Podemos dizer que Händel pavimentou o caminho explorado posteriormente por Mozart e Beethoven (ambos foram beber em sua fonte) para construir seus próprios Concertos.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)