(1749) HÄNDEL Música para os Reais Fogos de Artifício

Music for the Royal Fireworks

Compositor: Georg Friedrich Händel
Número de catálogo: HWV 351
Data da composição: 1749
Estréia: 27 de abril de 1749 — Green Park (ao ar livre), Londres, regência do autor

Duração: cerca de 15 minutos
Efetivo: 24 oboés, 12 fagotes, 1 contra-fagote, 9 trompetes, 9 trompas, 3 pares de tímpanos

Händel escreveu a chamada Música para os Reais Fogos de Artifício para uma celebração ao ar livre (daí a instrumentação pesada com apenas instrumentos de sopro) que comemorava o Tratado de Aix-la-Chapelle, que pôs fim à Guerra de Sucessão da Áustria.

São 5 movimentos:

I. Ouverture: Adagio — Allegro — Lentement — Allegro (Abertura: Com calma — Rápido — Lentamente — Rápido) — cerva de 8 minutos
II. Bourrée (Dança rápida tradicional francesa da região de Auvergne) — cerca de 2 minutos
III. La Paix: Largo alla siciliana (A Paz: Bem devagar, à maneira siciliana) — cerca de 3 minutos
IV. La Réjouissance: Allegro (O Júbilo: Rápido) — cerca de 2 minutos
V. Menuets I and II (Dois minuetos) — cerca de 3 minutos

A preparação do evento foi, por si só, um acontecimento que excitou Londres. Händel realizou os ensaios da música no dia 21 de abril de 1749 nos Vauxhall Gardens. O público que correu ao local para assistir somou 12 mil pessoas e a Ponte de Londres, à época a única ligação entre as duas partes da cidade, ficou engarrafada (com carruagens, é claro) por 3 horas!

Um mês depois, Händel re-orquestrou a obra diminuindo o efetivo e adicionando as cordas (violinos dobrando as partes dos oboés, violoncelos dobrando os fagotes e violas os contra-fagotes e trompas) para apresentação "in-door" no Foundling Hospital. É essa a partitura mais comum de se ouvir nas salas de concertos.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)