(1930) SHOSTAKOVICH Suíte "A Era do Ouro"

Zolotoi vek — transliteração de Золотой век

Compositor: Dmitri Shostakovich
Data da composição: 1930
Estréia: 26 de outubro de 1930 — em São Petersburgo, no Teatro Kirov (hoje Mariinsky)

Duração: cerca de 18 minutos
Efetivo: 1 flauta-piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 1 corne-inglês, 3 clarinetas, 1 clarineta-baixo, 2 saxofones, 2 fagotes, 1 contra-fagote, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 bombardino, 1 tuba, tímpano, tamborim, pratos, gongo, caixa-clara, bumbo, triângulo, bloco tubular, xilofone, acordeón, órgão-harmônio, as cordas (violinos, violas, violoncelos e contra-baixos)

De toda a produção de Shostakovich, a parte menos conhecida são seus três balés, e "A Era do Ouro" é o primeiro deles. A música é cheia de ironia, com forte colorido jazzístico. O balé como um todo, com suas 2 horas e meia de duração, trata da visita de um time de futebol russo a uma cidade capitalista do Ocidente e todos os seus "perigos capitalistas": os jovens atletas soviéticos — puros em essência, evidentemente — vêem-se confrontados a toda sorte de perversidade do mundo não-comunista, como o político corrupto, o artista egoísta e não-comprometido, o burguês interesseiro, e toda sorte de decadências.

O próprio Shostakovich extraiu uma Suíte para apresentação em concertos, consistindo de 4 movimentos:

I. Introduction: Allegro non troppo (Introdução: Rápido mas não tanto) — cerca de 4 minutos
II. Adagio (Com calma) — cerca de 8 minutos
III. Polka: Allegretto (Polca: Sem arrastar) — cerca de 2 minutos
IV. Danse (Dança) — cerca de 3 minutos

Dos movimentos acima, a Polca ganhou especial notabilidade, graças a uma ersão para piano feita pelo autor e muito divulgada. Shostakovich, ele mesmo um amante do futebol, teria cunhado a frase que diz que "o futebol é o balé das massas". 

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)