Alexander Shelley

Alexander Gordon Shelley

Londres, 8 de outubro de 1979

Filho de pianistas, iniciou os estudos em casa com a mãe (piano) e com a avó (violoncelo). Frequentou o Royal College of Music em Londres e a Robert Schumann Hochschule em Düsseldorf. Como violoncelista teve aulas com Rostropovich, János Starker e Aldo Parisot; e foi membro da World Orchestra for Peace na turnê de 2003 sob a direção de Gergiev. 

Começou a estudar regência em Düsseeldorf e foi assistente de Yan-Pascal Tortelier. Em 2001 fundou a Schumann Camerata e em 2005 ganhou o primeiro lugar no Concurso para jovens regente da cidade de Leeds, Inglaterra. Em 2009 foi dirigir o Projeto "Zukunftslabor" (Laboratório do Futuro) da  Deutsche Kammerphilharmonie de Bremen e por isso ganhou o Echo Klassik 2012 na cartegoria "Engajamento jovem". 

Foi diretor da Nürnberger Symphoniker de 2009 a 2017. Em 2013 substituiu Pinchas Zukerman no posto de diretor musical da National Arts Centre Orchestra em Ottawa (Canadá). E em 2015 foi nomeado regente principal da Filarmônica Real de Londres. 

De estilo muito espontâneo, musicalidade natural, sonoridades equilibradas e tempos confortáveis, Shelley cativa com presença simpática no pódio, dirigindo de maneira elegante e sem afetação.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)