Joyce DiDonato

Joyce Flaherty
Joyce DiDonato

Prairie Village, Kansas, Estados Unidos, 13 de fevereiro de 1969

Registro vocal: mezzo-soprano

Joyce é a sexta dos sete filhos do arquiteto, de origem irlandesa, Donald Flaherty. Sua irmã mais velha Amy foi professora de música na escolinha de Praire Village, onde Joyce e as irmãs frequentaram, mas apenas ela seguiu o talento, estudando canto na Universidade de Wichita. Inicialmente interessada em formar-se professora de canto, Joyce viu-se capturada por uma transmissão televisiva do Don Giovanni de Mozart, o que a fez mudar de ideia e dedicar-se ao canto lírico.

Joyce iniciou carreira apresentando-se com o sobrenome DiDonato, de seu primeiro marido, pai de sua filha, e o manteve como nome artístico. Hoje é casada com o regente Leonardo Vordoni.

Sua carreira é extremamente bem sucedida, tendo cantado praticamente todos os bons papéis para seu registro, em todas as casas de ópera importantes do mundo. Sua voz é muito expressiva, de tonalidade mais escura, e belíssimo potencial lírico. Acumula inúmeros prêmios, e apenas para citar os mais recentes, foi escolhida como a melhor voz feminina pelo ECHO-2017, o melhor recital de 2017 com War and peace pela Revista inglesa Grammophone, e a melhor intérprete de música barroca de 2017 pelo Händel-Preis de Halle, na Alemanha.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)