Isabelle Faust

Isabelle Faust

Esslingen am Neckar, Alemanha, 19 de março de 1972

Instrumento: Stradivarius "Bella Addormentata", 1704

Embora, como muitos solistas de renome, ela tenha começado cedo, aos 5 anos, o início desse estudo de violino é peculiar: seu pai, um professor secundário, à época na casa dos 30 anos, resolvera estudar violino, e levava a filha a acompanhá-lo nas aulas. Ele não demonstrou mais que uma habilidade mediana no instrumento, enquanto que Isabelle, mais e mais, mostrava-se apta a manusear, com incrível talento, o violino.

Em 1987, com 15 amos, ganhou o primeiro lugar no Concurso Leopold Mozart em Augsburg. Dentre outras importantes premiações, em 1993, outra medalha de ouro, agora no Concurso Paganini, em Gênova. Ela despontou na década de 1990 com uma técnica impressionante, e além de abordar o repertório Romântico tradicional, tem especial predileção pela música do Século XX.

Em 2012 sua gravação das Sonatas para violino e piano de Beethoven com Alexander Melnikov recebeu aclamação de melhor gravação camerística da Revista inglesa Grammophone, da Revista francesa Diapason d"Or, e do Prêmio alemão Echo Klassik. Em 2016 o New York Times apontou sua gravação dos Concertos para violino de Mozart como a melhor do ano.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)