Sala Pierre Boulez

Pierre Boulez Saal

até 682 lugares, dependendo da configuração

Inauguração: 4 de março de 2017
Local: Französischen Straße 33D, Mitte, Berlim, Alemanha
Projeto: Frank Gehry

A sala ocupa um prédio anexo da Ópera Estatal de Berlim, construído em 1951. E é a sede da Academia Internacional Barenboim-Said, fundação derivada da formação da Orquestra Divan. Para angariar os 32 milhões de Euros necessários à adaptação do antigo espaço de ensaios e administração, Barenboim atuou junto à iniciativa privada, conseguindo atingir um terço do valor, e o restante foi bancado com recursos federais.

Na inauguração, Barenboim deu um concerto com a Orquestra Divan, a soprano Anna Prohaska e o clarinetista Jörg Widmann. A sala é em forma elíptica-oval, e se adapta a diversas formações, do recital de piano à pequena orquestra, aumentando ou diminuindo a capacidade de público, que pode chegar a 682 pessoas em sua formatação com palco reduzido. A ideia é ter platéia e músicos bem próximos, criando a atmosfera de intimidade musical. Uma pequena arena de desenho super contemporâneo do genial Frank Gehry, batizada em homenagem ao compositor e regente francês Pierre Boulez, falecido em 2016.

© RAFAEL FONSECA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)