Pequeno Dicionário Musical

BWV
Sigla para Bach-Werke-Verzeichnis, Catálogo das Obras de Bach, organizado por Wolfgang Schmieder em 1950.


Filarmônica
Conjunto de músicos, exatamente idêntico à Sinfônica. A diferença é — ou, deveria ser — de natureza administrativa: sinfônicos trabalham para alguém (um empresário, uma empresa, ou o Estado), enquanto filarmônicos ("amigos da música") são um grupo independente, que decide seu repertório e escolhe seu regente. Com as condições econômicas sempre em mudança, nem sempre essa denominação faz sentido: nossa Sinfônica Brasileira, que deveria ter um responsável por ela (o Estado), vive à deriva; já a Filarmônica de Berlim é mantida pela Prefeitura da cidade, o que a configuraria como "sinfônica".


Forma-Sonata
Surge por volta de 1700, para sistematizar a maneira de se tratar a melodia em composições instrumentais (em geral, estas eram as Sonatas, "para soar"). Em linhas gerais, obedece ao seguinte esquema: INTRODUÇÃO - EXPOSIÇÃO - DESENVOLVIMENTO - RE-EXPOSIÇÃO - CODA. Primeiro tem-se a introdução, em geral lenta, que aos poucos sugere o tema (INTRODUÇÃO); em seguida apresenta-se o tema propriamente dito, e um contra-tema (EXPOSIÇÃO); tema e contra-tema servem de material para jogos e variações (DESENVOLVIMENTO, parte mais longa); volta-se ao tema com ênfase (RE-EXPOSIÇÃO); usando-se do recurso da aceleração ou suspense (CODA, que vem do italiano "rabo" ou "cauda"), e tudo se encaminha para a conclusão, na mesma nota ou acorde com que se começou. Essa Forma-Sonata foi o pilar para a criação das Sinfonias.


Fuga
Recurso de composição que consiste numa frase musical que será repetida, mas cada repetição inicia-se depois que a anterior já começou, "em atraso", criando um entrelaçamento de vozes simultâneas. Cada nota coincidente está em contraponto, ou seja: deve combinar com as outras que são tocadas ao mesmo tempo, a fim de promover a dissonância e não quebrar a harmonia; daí a complexidade de se alcançar fugas com 4 ou mais vozes simultâneas. Na ciência da fuga, há um momento em que o compositor precisa alterar uma das frases ecoantes, caso contrário ele estará repetindo-se ao infinito.


Grupo dos 5
Também chamados de "Turba poderosa". Grupo de compositores russos, chamado assim a partir de 1867, que compreendia Rimsky-Korsakov, Mussorgsky, Borodin, César Cui e o líder, Balakirev. Defendiam a idéia de uma música original russa, tratando dos temas nacionais e escapando — como se isso fosse possível — da influência européia. Eram bastante ácidos com relação à obra de Tchaikowsky, que consideravam formalmente comprometida com a tradição ocidental. A valorização do folclore e seu uso nas obras eruditas (coisa que Tchaikowsky também fazia) foi o legado positivo do grupo, que influenciou Prokofiev e Stravinsky.
     

K ou KV
Sigla para Köchel-Verzeichnis, Catálogo Köchel, das obras de Mozart, organizado por Ludwig von Köchel em 1861.
     

Lied (ou Lieder)
Ver Canção.
     

Minuetto
Dança rústica francesa que se populariza na Corte durante o século XVII. Significa, literalmente, "passo miúdo". Lully, compositor da Corte de Luis XIV, passa a inserir Minuetos em suas obras sérias, a princípio nas Óperas e depois em Suites de danças, o que vira uma tradição também em Suites instrumentais de Bach e Händel. É com Haydn que o Minueto se cristaliza como um movimento da Sinfonia (e também dos Quartetos), fazendo a função de transição de atmosfera entre o movimento lento e o vigoroso finale. Logo na geração seguinte, Beethoven abre mão do Minueto e passa a usar o Scherzo nessa função, pois nem a Corte francesa e nem o caráter frívolo que o trecho assumiu cabiam na realidade daquele momento.


Opus
Obra, literalmente. Em música, cada obra (ou conjunto delas) publicada, cada vez que um compositor mandava imprimir suas partituras para venda e distribuição.


Rococó
O termo vem do francês Rocaille, que sugere o rebuscamento barroco, mas em música este será o estilo dos filhos de Bach, e do Mozart da juventude: um estilo ainda muito ornamentado, mas que reage ao anterior (Barroco) tentando dar mais clareza às frases musicais. É que no Barroco muitas frases simultâneas eram colocadas em contraponto, criando um engenhoso processo de relação entre elas, e o Rococó é o caminho para o Classicismo, no qual haverá uma mudança estética fundamental, qual seja a adoção de uma frase melódica principal e um acompanhamento que lhe dá sustentação mas não interfere, simples e contido.

 
Rondò, ou Rondeau
Quer dizer "Redondo", dando a idéia de um processo cíclico onde o compositor apresenta um tema, e como dando voltas, retornará a este tema algumas vezes, sempre passando por um contra-tema diferente. A maioria dos concertos de Mozart tem seu finale em Rondò.

 
Rubato
Literalmente, "roubado", o que indica ao intérprete tratar o tempo musical sem muita precisão, "roubando" tempo de uma nota para dar a outra. Na prática, promove oscilações de andamento na frase musical, sem que o tempo final seja muito diferente se tivesse sido tocado em ritmo rígido.


Scherzo
Ver artigo à parte.


Sinfônica
Ver "Filarmônica", acima.


WoO
Werke ohne Opuszahl, Obra sem número de Opus. Lista das obras de um compositor que não foram publicadas; em geral são obras de menor importância.