João Guilherme RIPPER

João Guilherme Ripper

Rio de Janeiro, 20 de agosto de 1959

Catálogo: www.joaoripper.com.br

Depois de estudar na Escola de Musica do Rio de Janeiro, onde foi aluno de Henrique Morelenbaum, Ronaldo Miranda e Roberto Duarte, Ripper estudou em Washington e Buenos Aires. Em Paris, especializou-se em Economia voltada à Cultura.

Em 1987, sua obra "Rio São Francisco" faz sucesso na Itália. Em 1996 estréia sua "Brasiliana" para conjunto de sopros, nos Estados Unidos. Em 2000 escreve a ópera "Domitila", baseada nas cartas entre Dom Pedro I do Brasil e sua amante, a Marquesa de Santos. "Anjo Negro", de 2003, é uma ópera de câmara sobre texto do dramaturgo Nelson Rodrigues. 

Como professor, lecionou em Montgomery County (nos Estados Unidos), e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. De 2004 a 2015 foi o diretor da Sala Cecília Meireles, no Rio, na qual promoveu uma reforma primorosa, atenta aos detalhes e peculiaridades que um equipamento destinado à música merece. Em junho de 2015 foi apontado como diretor do Theatro Municipal do Rio, dando aos cariocas a esperança de ter de volta o brilho da mais importante casa de música do Brasil...

© RAFAEL FONSECA
    
Obras em ordem cronológica: