Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

OSESP
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Fundação: 1954
Sede: Sala São Paulo, São Paulo, Brasil

Criada em 1954 por iniciativa do então governador de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez, a OSESP foi dirigida inicialmente pelo maestro e pianista João de Sousa Lima. Em 1972 assume o posto o lendário maestro Eleazar de Carvalho, que esteve à frente do conjunto por 24 anos, até sua morte em 1996. A gestão de Eleazar conferiu grande qualidade à orquestra, mas a década de 1980 veria a orquestra próxima da dissolução, em grandes dificuldades financeiras e sem local de ensaios.

Por iniciativa do então governador Mario Covas, a OSESP passou por um processo de reformulação a partir de 1997, com a renovação dos quadros, inclusive com a contratação de músicos estrangeiros, tudo liderado pelo novo diretor artístico, o maestro carioca John Neschling, cuja gestão foi exemplar. Sob seu comando, a OSESP tornou-se uma das melhores orquestras do mundo, ganhando prêmios e excursionando com sucesso à Europa e aos Estados Unidos.

Diferenças polítcas com o governador do momento, José Serra, fizeram rolar a cabeça de Neschling, e em 2010 o insosso maestro francês Yan Pascal Tortelier assume a direção. A maestrina americana Marin Alsop é a regente titular desde 2012, trazendo mais consistência ao som da orquestra (embora a musicalidade da era Neschling ainda deixe saudades).

© RAFAEL FONSECA