Georges BIZET

Alexandre-César-Léopold Bizet
Georges Bizet

Paris, 25 de outubro de 1838 — Bougival, França, 3 de junho de 1875

Catálogo: não tem

Bizet é dono daquele que permanece sendo o maior sucesso do mundo da ópera, de todos os tempos: "Carmen". Quis o destino, inclusive, que ele morresse sem testemunhar esse triunfo, pois quando um ataque cardíaco fatal lhe colheu a energia vital aos 37 anos, a ópera estava recém-estreada e causava escândalo. "Eu prevejo um fracasso definitivo e sem esperanças", ele diria, sem saber que sua "Carmen" seria a mais popular das óperas...

Esse estrondoso sucesso não foi suficiente para trazer à luz um compositor magistral, cujas poucas obras sinfônicas mereceriam mais destaque. Ele foi capaz de criar melodias doces na tradição de um Schubert e de um Chopin; ele foi um orquestrador brilhante, na linha de um Berlioz. Mas nada disso está devidamente valorizado e o público segue querendo mais "Carmen" e, vez por outra, a bela ópera "O Pescador de pérolas".

Georges era seu nome em família, embora o registro seja outro. Desconfia-se que na intimidade o menino era chamado pelo nome de seu padrinho, e depois nunca abandonaria o apelido. Sua parca produção sinfônica se deve, em primeiro lugar, ao seu pendão natural à ópera, mas também a um perfeccionismo quase patológico, que o levava a destruir ou abandonar várias partituras. 

© RAFAEL FONSECA

Obras, em ordem cronológica:

(1872) Suite "Arlesiana"