Igreja de São Tomás

Thomaskirche

cerca de 1.500 lugares, bancos corridos sem assentos marcados

Local: Thomaskirchhof 18, Leipzig, Alemanha

Trata-se de um dos templos musicais mais emblemáticos do mundo. Ali repousa o corpo de Johann Sebastian Bach, em lugar de destaque no altar; ali ele executou — como o Cantor da cidade entre 1723 até sua morte em 1750 — boa parte de suas mais importantes criações, dentre elas a Paixão Segundo Mateus em 1727. Essa mesma obra seria re-vivida no mesmo templo mais de um século depois por Mendelssohn, em 1841, na condição de Kapellmeister da cidade; e para os seus serviços religiosos, assim como Bach, Mendelssohn — judeu convertido ao protestantismo — escreveu Motetos, Hinos e outros corais. Uma Igreja que se converte em sala de concertos. 

Os primeiros vestígios arquitetônicos datam de 1160, mas boa parte do que se vê é um gótico tardio construído em 1496 (sendo que a torre só foi adicionada em 1537). Uma renovação em 1732 introduziu elementos decorativos barrocos com os quais Bach conviveu durante os 27 anos de seu trabalho ali; mas estes adornos foram retirados numa remodelação feita em 1889, com o intuito de trazer de volta as características do estilo original, o gótico, visual que permanece até hoje.

O interesse pela obra de Bach, promovido por Mendelssohn, aumentou incrivelmente no século XIX. Sabia-se que ele estava enterrado no Cemitério de São João, e pesquisas conseguiram localizar sua sepultura em 1894. Num bombardeio sobre a cidade na Segunda Guerra, em 1943, o Cemitério foi destruído mas o sarcófago de Bach permaneceu intacto. Decidiu-se então guardá-lo na sacristia da Thomaskirche, onde ele ficou até inaugurarem seu túmulo no altar em 1950, celebrando os 250 anos de sua morte.

© RAFAEL FONSECA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)