1827/1846 CHOPIN Noturnos

Nocturnes

Compositor: Fryderyk Franciszek Chopin
Efetivo: piano

Muito antes de Chopin, Mozart e outrem haviam escrito suas Serenatas Noturnas, e o primeiro a aplicar o termo "Noturno" a uma peça para piano foi o irlandês John Field em 1814. Foi inspirado no colega de Dublin que Chopin escreveu seu primeiro Noturno em 1827 (hoje numerado como 19). São peças evocativas, que sugerem as emoções da noite, os sonhos, as divagações, as conquistas amorosas, os devaneios... e foi graças e ale que o termo se popularizou, mantendo-se hoje no repertório com sua força expressiva única.

Noturno n. 7
Número de catálogo: Opus 27 n. 1 / CT 114
Data da composição: primeiros rascunhos em 1833; conclusão em 1836
Duração: cerca de 5 minutos

A peça inicia-se calmamente, e vai tomando ares de elegia até explodir numa frase atribulada e de grande poder sugestivo, com toques de violência e cheia de paixão, o que contrasta com o trecho inicial. A frase mais tranquila retorna, muito reflexiva, para concluir em grande serenidade.

Noturno n. 8
Número de catálogo: Opus 27 n. 2 / CT 115
Data da composição: primeiros rascunhos em 1833; conclusão em 1836
Duração: cerca de 6 minutos

Assemelhando-se a um Romance, a frase inicial é muito doce e cheia de lirismo. O tema é muito expressivo e, como narrativa, este Noturno é dos mais concisos e perfeitos, com seu discurso bem definido e sua atmosfera cativante.

© RAFAEL FONSECA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)